Josué de Castro

quinta-feira, 21 de abril de 2011


Josué de Castro


Ao finalizarmos a aula, que teve como assunto o Planejamento de Políticas e Estratégia para o Desenvolvimento Regional, no qual discutimos o artigo escrito pelo Professor Carlos Beni que ressalta a importância do planejamento integrado. Planejamento que para o autor deve ser capaz de desenvolver-se por meio de decisões harmônicas entre os contextos regionais e nacionais de desenvolvimento a fim de orientar, regular e conduzir as ações a serem executadas e traduzidas em planos formadores das políticas do turismo.
Para Beni, o correto aproveitamento do turismo só seria possível diante de uma atividade turística planejada a partir de uma gestão territorial compartilhada e participativa.
Após as discussões refletimos sobre as necessidades do planejamento em turismo estar dialogando e também envolvido com as necessidades mais básicas da comunidade, para que a atividade não seja desenvolvida como prioridade, em detrimento de outras dimensões básicas.

Diante das discussões que envolviam as necessidades básicas de um povo o Prof. Fransualdo trouxe, como recurso para acrescentar a discussão o filme que narra à idéia de modernidade e de globalização que o cientista Josué de Castro previu e desejou. Momento em que a tecnologia mais avançada seria utilizada para melhor distribuir a riqueza quer do ponto de vista geográfico, quer do econômico, visando trazer uma era de bem-estar e de verdadeiro progresso para a humanidade. Suas convicções e seus conceitos visaram à inclusão social.

O filme retrata a vida e a obra do médico pernambucano Josué de Castro, intelectual engajado em um dos maiores e eternos problemas da humanidade: a fome. Médico, professor, geógrafo, sociólogo e político, Josué de Castro fez da luta contra a fome a sua bandeira. Nascido em 1908, em Pernambuco, Josué de Castro foi autor de inúmeras obras, apresentando idéias revolucionárias para a época, como os primeiros conceitos sobre o desenvolvimento sustentável. É autor de vários livros que discutem a fome como uma questão política. Representou o Brasil em vários órgãos internacionais, como a FAO, mas acabou sendo exilado pela ditadura militar, morreu no exílio após várias tentativas de retorno ao Brasil.

Disponibilizo aqui o vídeo que foi assistido na aula do dia 20 de abril de 2011 pela turma, o vídeo foi retirado do blog FILOSOFIA COM CAFÉ, a qualidade do vídeo é VHS rip, o arquivo está em RMVB, mesmo em Avi não há grande melhora na qualidade.

CLIQUE E FAÇA O DOWNLOAD DO FILME: JOSUÉ DE CASTRO, CIDADÃO DO MUNDO:
- 1° Parte.
-2° Parte.
-3° Parte.
-4° Parte.


“O que falta é vontade política para mobilizar recursos a favor dos que têm fome.”

“O 'progresso social' não se exprime apenas pelo volume da renda global ou pela renda média per capita, que é uma abstração estatística.”

“A verdade é que os povos chamados subdesenvolvidos já se aperceberam da profunda contradição que existe entre os preceitos morais de igualdade, fraternidade e humanitarismo, pregados e defendidos pelos teorizantes da civilização ocidental e a crua e cínica disputa pelo lucro a que se entregam os grupos mercantilistas dominantes nos países bem desenvolvidos e industrializados do mundo.”



0 comentários:

Enviar um comentário


GIRLSPT.COM - Cursores Animados

  © Blogger template The Beach by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP