Textos para a prova final

terça-feira, 14 de junho de 2011

Textos. Exercícios elaborados com a temática da Prova Final;
·                    Desenvolvimento sustentável e atividade turística: Arlete Moysés Rodrigues.
Dicas: Sobre esse texto podemos pensar que a autora desconstrói a noção e a concepção do desenvolvimento sustentável baseado no modelo econômico em que estamos inseridos. Assim, como posso pensar o desenvolvimento sustentável considerando as contradições e as complexidades que marcam o processo de turistificação espacial (no qual observamos muitas vezes a modificação, destruição, mercantilização da paisagem, exclusão da população, eliminação de comunidades locais e seus meios de vida,...)?
·                    Desenvolvimento como liberdade: Amartya Kumar Sen.
Dicas: Como construir, interpretar, pensar o desenvolvimento do turismo considerando a teoria do Amartya Sem?

·                    Planejamento do Turismo: política e desenvolvimento do turismo: Reinaldo Dias.
Dicas: O que significa os diversos tipos de planejamento abordados no texto do autor, como desejaríamos, como podemos pensar um planejamento organizado? Como é um planejamento induzido, vertical e como é um planejamento participativo? O que temos em relação ao planejamento e o que poderíamos almejar?
·                    Políticas nacionais de turismo e outras políticas setoriais; uma abordagem centrada no território. Rita Cruz.
Dicas, a autora é objetiva e mostra as funções do estado e do planejamento.
·                    Turismo e territorialidades plurais; lógica excludente ou solidariedade organizacional: Adyr Balestreri Rodrigues.
Dicas: A autora discorre sobre a exclusão social. Espacial e a solidariedade organizacional. Podemos observar, pensar o potencial que o turismo realmente tem de excluir as comunidades. Pois, sabemos que é comum nas políticas e planejmanetos atuais haver o favorecimento de grupos baseado em uma lógica vertical. É um texto que se relaciona ao texto da Arlete...

0 comentários:

Enviar um comentário


GIRLSPT.COM - Cursores Animados

  © Blogger template The Beach by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP