Para além do Sol e Mar: Interiorização do Turismo no Rio Grande do Norte

segunda-feira, 30 de maio de 2011



Interiorização do Turismo no Rio Grande do Norte
Os alunos de Turismo que cursam a disciplina Geografia, Turismo e Desenvolvimento Regional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foram durante essa semana observar as potencialidades que existem no interior do estado, visitando os Polos Trairí, Polo Serrano, Polo Seridó e Polo Costa Branca. Os Pólos turísticos do Rio Grande do Norte foram criados pelo governo do estado e pela Secretária de Turismo do Rio Grande do Norte (SETUR) como forma de desenvolver e aumentar o turismo no estado do Rio Grande do Norte. No interior estado o turismo cultural se dá principalmente através de atividades de cunho religioso, festivos, gastronomicos. Entretando os locais a partir de um planejamento e organização da atividade são potencias para o turismo de aventura, de negócios, rural e ecoturismo. Neste último caso, a atividade se desenvolve dando uma maior ênfase aos aspectos da biodiversidade (fauna e flora).
As belezas são inúmeras, portanto a falta preocupação com um planejamento participativo, que envolva a comunidade local, a ausencia de políticas sérias que interelacionem o poder público e a iniciativa privada na fomentação de infraestruturas essenciais nos locais são notórias. As obras concluídas, na maioria dos casos, não justificam os valores empregados, denotando uma total falta de responsabilidade e respeito com o dinheiro público. Ainda há um longo caminho para percorrermos, para que prioridades sejam definidas e o incentivo ao turismo seja benéfico e includente.

********************************************************************************
As informações dos municípios que estão abaixo foram retiradas da Wikipédia e todos os Polos estão ligados com os links que levam à informações referentes a cada municipio, com fotos, informações de conhecimento público, informações de aspectos físicos e também com algumas indicações bibliográficas. Vale ressaltar que a Wikipédia não é uma fonte de pesquisa considerada confiável, é um site aberto, com um contexto geral, com informações escritas por internautas, cabe a cada um observar a veracidade das informações e ter o olhar crítico. Achei interessante colocar aqui pelas ilustrações, fotografias e referências básicas sobre cada município que estão concentradas no site, que de certa maneira nos ajuda a localizar o local.
O Pólo Seridó localizado ao sul do estado, é constituído por ecossistemas naturais e possui uma vegetação ímpar: a caatinga. Faz parte do Nordeste semi-árido e abrange importantes sítios arqueológicos, que registram a presença do homem pré-histórico, através de inscrições rupestres. Fazem parte do pólo:

Pólo Serrano

Martins, uma das principais cidades do pólo Serrano. O clima das cidades varia entre 16º a 22º, é uma das principais características dos destinos que compõem o Pólo Serrano. Situado no semi-árido nordestino, o Pólo Serrano é a atração dos adeptos do ecoturismo, pela geografia favorecida com montanhas e grutas. Fazem parte do pólo:

Pólo Trairí
O Pólo Trairí localiza-se no sertão Nordestino, excelente para a prática do turismo de aventura pelas suas serras, rochas e lajedos. Fazem parte do pólo:

IMAGENS

Em Santa Cruz - Estátua de Santa Rita com 42 m.
 



Sangria do Açude Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras no município de Acari.


O açude é resultado do fechamento do Rio Acauã, no ponto em que as Serras do Abreu e do Gargalheiras mais se juntam, formando assim o represamento de 44 milhões de metros cúbicos de águas que dão origem ao Açude Marechal Dutra, para abastecer as cidades de Acari e Currais Novos.

Obra constituída pelo DNOCS que tem conforme dispõe a sua legislação básica, a finalidade executar a política do Governo federal, no que se refere a beneficiamento de áreas e obras contra as secas e inudações



Arco do Triunfo em Caicó em frente a Catedral de Santana, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima.


Hotel Serrano em Martins





Mirante do canto em Martins


Professor Fransualdo, alunos e em pé o Sr. Marcelino Junior, pesquisador da história local e colecionador de objetos que identificam a história da região.







Fogão de lenha para o fabrico de doces caseiros




Mossoró

Catedral em Mossoró



Organização para as festividades juninas da região

Parque das crianças em Mossoró

Barragem Governador Armando Ribeiro Gonçalves- Assú.

0 comentários:

Enviar um comentário


GIRLSPT.COM - Cursores Animados

  © Blogger template The Beach by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP